Marcelo Rocha

Abordagem

Investir em iniciativas ou soluções que possam impactar positivamente a sociedade e/ou o meio ambiente. Prioritariamente, o caminho adotado é de Smart Money, o que me permite participar de forma mais direta das ações das iniciativas investidas.

História

Profissional com larga experiência em Tecnologia Oracle, tendo atuado como analista de sistemas, analista de dados, programador, dba, arquiteto de soluções, consultor de ERP e diretor executivo em quatro áreas distintas (Recursos Humanos, Projetos, Marketing e Alianças), além de professor, mentor e investidor anjo.

Desde 2015 venho me dedicando a atividades que tenham propósito pessoal. Atuo na Universidade Federal Fluminense como professor voluntário, “pro-bono”, onde compartilho minha experiência profissional e empresarial com os alunos da disciplia de Computação e Sociedade do curso de Sistemas de Informação do Instituto de Computação. Esta atuação rendeu a co-autoria de um artigo que trata da abordagem sócio-técnica em Sistemas da Informação publicado como um capítulo do e-book Grand Research Challenges in IS in Brazil da Sociedade Brasileira de Computação em 2017. Durante minha atuação neste curso, conheci um aluno que tinha um projeto de Eficiênncia Energética e passei a mentora-lo, tornei-me sócio e empreendedor de um projeto que abrange diversas tecnologias para economia de energia elétrica tais como IoT, Big Data, Analytics, Cloud Computing, Web app, Mobile e Inteligência Artificial. Este projeto foi acelerado pela Startupo Rio e recebeu outorga de fundos não retornáveis da FAPERJ no período 2017/2018.

Após a experiência com a Low-IT, passei a buscar investimentos de impacto sócio-ambiental com um grupo de amigos e associado ao Gávea Angels. Surgiu então a Anjo Verde com objetivo de aporte financeiro em formato de Smart Money. Hoje sou investidor anjo da Low-IT (www.low-it.com.br), Back4app  (www.back4app.com) e Jovens Gênios (www.jovensgenios.com).