“Gosto de investir em iniciativas ou soluções que possam impactar positivamente a sociedade e/ou o meio ambiente. Prioritariamente, o caminho adotado é de Smart Money, o que me permite participar de forma mais direta das ações das iniciativas investidas.”
Marcelo Rocha
Trajetória
Com sólida carreira empresarial, construiu, com mais 4 sócios, a F2C Consulting, uma empresa de alta tecnologia focada em soluções de sistemas de gestão empresarial para grandes corporações.
Esta empresa se desenvolveu exponencialmente e atraiu os olhares internacionais e, após 11 anos de operação, foi adquirida pala gigante japonesa Hitachi.
Enquanto esteve na empresa foi diretor de Recursos Humanos, Consultoria, Desenvolvimento de Sistemas, Alianças e Marketing.
Como diretor de RH montou um sistema de ouvidoria (Dia de Ouvir), que ajudou a identificar ações que geraram duas premiações de Melhores Empresas para se Trabalhar em TI & Telecom no Brasil (2011 e 2012), segundo o Instituto Great Place To Work e a revista Computerworld. Indicadores como empresa ótima para mulheres e negros trabalharem foram alguns dos responsáveis por esses prêmios.
Como diretor de Consultoria e Desenvolvimento, entregou 100% dos projetos que estiveram sob sua gestão, sendo reconhecido pelos clientes pelo padrão de excelência, tornando a F2C uma das mais conceituadas empresas do setor,
Como diretor de Alianças foi responsável por atrair empresas parceiras globais, que permitiram uma bem sucedida estratégia de oferta “one stop shop”, tornando a F2C uma referência em soluções no mercado em que atuava.
E como diretor de Marketing, através da estratégia de exposição da marca, fez com que uma empresa nova entrante no mercado conseguisse passar a percepção de robustez e segurança que as grandes empresas do país exigiam para fechamento de negócios, tornando possível seu crescimento acelerado.
Em 2015 decidiu sair da empresa e se dedicar a seu propósito pessoal de tornar a vida no planeta sustentável.
Passou a oferecer para sociedade o que havia aprendido como empreendedor, gestor e profissional de TI a jovens idealistas, que têm o mesmo objetivo de transformação socioambiental.
Compartilhou seu conhecimento com alunos do curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal Fluminense de 2015 a 2019, de forma voluntária e “pró-bono”, onde teve seu espírito renovado pelos alunos com novos conceitos, idéias, quebras de preconceitos e desconstrução pessoal, abrindo a mente para iniciativas realmente inovadoras e disruptivas.
Foi co-autor de um artigo que trata da abordagem sócio-técnica em Sistemas da Informação publicado como um capítulo do e-book Grand Research Challenges in IS in Brazil da Sociedade Brasileira de Computação em 2017.
Foi apoiador dos primeiros passos do Ciclo Empreendedor Universitário, iniciativa de um de seus alunos com sua sócia que passou a conectar o ecossistema universitário com as necessidades do mercado privado e de governos.
Investiu em startups, mentorou algumas e hoje ajuda startups de impacto a se estruturarem, respeitando suas culturas, ajudando com aporte de conhecimento e capital (“smart money”), para que possam cumprir seus propósitos de tornar da vida melhor para todos.
Marcelo é sócio na Venture Builder de Impacto Criabiz Impact, que ajuda empresas de impacto social ou ambiental a desenvolverem todo o seu potencial e a resolverem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, além de suprir as carências de soluções ASG no Brasil.